head_infor

Edição JUNHO 2017

SOLIDARIEDADE

O setor supermercadista está unido em uma campanha solidária. Atendendo ao convite da APES, várias empresas se engajaram e fizeram doações para os desabrigados das enchentes que atingiram fortemente o Agreste e a Mata Sul de Pernambuco. Ainda dá  tempo de participar. As doações de água mineral 500ml, bolachas cream cracker e biscoitos maizena podem ser entregues no Sesc Santo Amaro (Rua Treze de Maio, 455). Caso não haja disponibilidade para essa logística, entrar em contato com APES, pois o Sistema Fecomércio se colocou à disposição para coletar as doações nas lojas.

————————————————

PERNAMBUCO PRESENTE NA APAS SHOW

Neste ano, a APAS Show aconteceu de 2 a 5 de maio e contou com dois expositores pernambucanos. E os estandes da Masterboi – que participou como expositora pela primeira vez – e da ASA foram pontos de encontro dos supermercadistas de Pernambuco. A comitiva pernambucana contou com mais de 100 empresários, da Região Metropolitana e do Interior,  para participar da Feira e Congresso.

Uma das programações mais disputadas da edição 2017 da APAS foi a visita ao Hipermercado Andorinha. A visita aconteceu no dia 4 de maio e lá os empresários pernambucanos puderam conhecer a estrutura do empreendimento, que começou como um pequeno comércio de miudezas, e hoje é um negócio que gera mais de 900 empregos diretos. “Conhecer uma estrutura assim é bom do ponto de vista dos negócios, pois podemos ter acesso a novas ideias e tecnologias e, assim, adaptá-las aos nossos próprios comércios”, destaca o presidente da APES, Edivaldo Santos.

————————————————

SUPERMERCADISTAS PARTICIPAM DE ENCONTRO EM JABOATÃO

Convidados pela Vigilância Sanitária de Jaboatão dos Guararapes, supermercadistas que atuam naquele município participaram de uma reunião, que aconteceu no auditório da Prefeitura, no dia 17 de maio. Participaram do evento o presidente da APES, Edivaldo Santos, representantes do Procon, da secretaria executiva de saúde, a superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Freitas, o superintendente do Procon Jaboatão, José Rangel, a gerente de Vigilância Sanitária, Aldeíza Ferraz, representantes da Adagro, Apevisa e os promotores do CAOP Consumidor do Ministério Público de Pernambuco, Maviael de Souza e Liliane Fonseca.

Na ocasião, cada órgão apresentou suas considerações, com o objetivo de apresentar roteiros de inspeção nas lojas, além de estreitar os laços com os empresários que atuam no município.
O presidente da APES agradeceu o convite para o evento e destacou a importância dos RTs dentro da estrutura da loja no controle da qualidade dos produtos fracionados de origem animal que são comercializados. De acordo com Santos, os gerentes foram treinados para acatar as orientações dos responsáveis técnicos, pois eles é que estão aptos o identificar produtos próprios ou não para consumo. “Quando o RT diz não pode, o gerente, e até mesmo o dono tem que acatar, essa é a orientação da APES”, disse o presidente.

————————————————

VAGAS ESPECIAIS EM DESTAQUE NOS SUPERMERCADOS DE PE

Atendendo à convocação do promotor Westei Conde, a superintendente da APES, Silvana Buarque, participou de uma reunião no Ministério Público de PE. O promotor cobrou o andamento da campanha de sinalização das vagas de estacionamento que devem ser reservadas para idosos, deficientes físicos e gestantes.
Na ocasião foi informado à APES que será convocado um novo encontro, a realizar-se na sede do MPPE, para que as empresas associadas tomem conhecimento da importância da campanha. O promotor foi bastante claro que a fiscalização sobre a sinalização correta irá começar na sequencia da realização deste encontro, e que quem não estiver adequado estará à mercê de sofrer as penalidades previstas em Lei.
Em reunião na sede da APES, realizada no dia 24 de maio, a campanha desenvolvida pela APES foi apresentada aos associados, e ficou acordado que cada loja vai divulgar sua vagas em suas lojas, unificando a linguagem de divulgação e facilitando a assimilação das pessoas sobre o tema.

————————————————

APES ENTREGA HOMENAGEM DA ABRAS AO EMPRESÁRIO JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA

No dia 11 de maio, a diretoria da APES entregou ao empresário João Carlos Paes Mendonça um troféu, concedido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), pelos serviços prestados ao setor supermercadista brasileiro. A honraria marca os 50 anos da convenção da entidade, que já foi presidida por JCPM.
Participaram do evento a superintendente da APES, Silvana Buarque, o presidente, Edivaldo Santos, e os diretores Marcelo Barbosa de Freitas, Nicodemos Ferreira de Barros, Jaílson Lopes Leite, Edmilson Francisco Silva Filho, João Alves Cavalcanti, Severino Pedro de Santana, Jordão Brito Cavalcanti, Maria de Lourdes Ferreira Lins, Geraldo José da Silva e Ézio Dário Batista.
Durante o encontro, o empresário contou sobre sua história de sucesso no mundo dos negócios e deu dicas para os supermercadistas presentes. Entre os pontos que destacou, Paes Mendonça afirmou que não se pode ter medo de recuar quando for preciso, e deu como exemplo a situação de fechar uma loja que não está dando lucro. Outro ponto destacado pelo empresário foi que de nada adianta ter sucesso nos negócios e não ser feliz. “O objetivo maior é ser feliz. Não adianta trabalhar muito e não ter felicidade”, declarou.

————————————————

PIS, COFINS E SUSTENTABILIDADE EM DEBATE

Na quinta-feira (08), acontece um evento que vai tratar sobre PIS/COFINS – riscos e oportunidades no Atacado e Varejo, com a participação dos advogados Fábio Rodrigues de Oliveira e Luiz José de França. Outro Tema será Sustentabilidade – Redução de custo de energia, com o engenheiro elétrico André Cavalcanti Rosa e Silva.

————————————————

FERIADO DE JUNHO

Dia 24 data comemorativa a São João é feriado municipal em Recife e outras cidades pernambucanas.
A Convenção Coletiva de Trabalho permite a abertura das Empresas nessa data com pagamento aos funcionários que trabalharem nesse dia de uma ajuda de custo além dos demais direitos.